Dermatologia Clínica

Doenças de Pele

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios passam a ser produzidos pelo organismo, atingindo grande parte dos jovens de ambos os sexos.

Os cânceres de pele são causados, na maioria dos casos, por exposição excessiva ao sol, sendo mais vulneráveis as pessoas de pele clara. No Brasil, só em 2014, foram diagnosticados quase 6 mil casos de melanoma maligno, o tipo mais agressivo de câncer de pele. O sul do país é a região com o segundo maior número de casos, quase dois mil, somente atrás da região sudeste, que tem quase 3 mil casos. Na maioria das vezes esse tipo de câncer pode ser evitado com a simples aplicação diária de bloqueador solar 30 FPS, mesmo em dias sem sol. Quase todos os cânceres de pele podem ser curados se detectados e tratados precocemente.

A herpes é uma doença que causa um incômodo intenso. O vírus da herpes pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, porém a manifestação mais evidente é na boca e nos órgão genitais.

As micoses são infecções causadas por fungos que invadem apenas os tecidos mortos da pele ou seus anexos, como a camada mais externa da pele, as unhas e pelos. Aparentemente esses seres parecem inofensivos, mas podem ser extremamente perigosos para pacientes com sistema fragilizado, como os portadores de HIV e as pessoas que utilizam medicamentos agressivos, os quais baixam as defesas do organismo.

Queratose actínica ou ceratose actínica é uma lesão de pele causada pelo sol (por isso chamada de actiníca) que se caracteriza por áreas avermelhadas ou ligeiramente acastanhadas com uma superfície áspera, queratósica (por isso queratose). Normalmente aparece em áreas expostas do corpo, como rosto, colo, antebraços e mãos. Em homens calvos pode acometer o couro cabeludo. Pode ser uma lesão isolada, mas normalmente é múltipla, acometendo toda uma área exposta cronicamente ao sol.

A Urticária é uma reação alérgica comum que causa vergões vermelhos e salientes na superfície da pele e geralmente provoca coceira.

O vitiligo atinge a pigmentação da pele, deixando áreas com manchas claras, e tem sua causa desconhecida. Além disso, pode desencadear doenças autoimunes, como diabetes e alterações na tireoide.

A psoríase é uma doença hereditária, que provoca manchas no corpo, couro cabeludo e lesões nas unhas, acompanhadas por descamação da pele nessas regiões.

Os nevos melanocíticos, conhecidos como pintas ou sinais são manchas ou pequenas elevações na pele que variam de castanho claro a castanho bem escuro, por vezes podendo ter mais de uma cor. O tamanho pode variar bastante.